domingo, 25 de outubro de 2015

Quem sabe,sabe


E não estou a falar de mim que sou uma mera aprendiz no campo do tricot.
Desde pequena que eu faço tricot e crochet.
Claro que fiz um interregno durante a adolescência, altura em que o crochet era coisa das avós.
Apenas nos pontos básicos, perneiras e cachecóis eram as peças de eleição.
Mas agora, talvez mais atenta aos pormenores vejo que há peças que, mesmo depois de terminado o trabalho com as agulhas, precisam de um ar mais profissional e até de parecerem uma peça de loja.

E este “truque” aprendi aqui.
Não sei se as fotos conseguem retratar a diferença mas uma peça acabada de fazer está amachucada e “encarquilhada” e por vezes pouco definida, em especial as partes rendadas, mas depois de se aplicar este “truque” tão simples, tudo fica mais definido e mais bonito.
Conseguem ver a diferença?

blocagem, tricot e crochet



7 comentários:

  1. Eu também faço isso toda vez que termino uma peça de tricot, a diferença é muito grande e é assim que se consegue um acabamento profissional, limpo e apresentável do trabalho. :-)

    ResponderEliminar
  2. Tantas coisas lindas por aqui :D :D
    Sim, vê-se bem a diferença Paula :) Muito mais bonita :)
    Já tinha visto esse vídeo, mas a Paula, quando faz a blocagem, neste caso, teve de lavar a peça toda? ou só lavou a parte das rendas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu prefiro o método do vapor (segundo método apresentado pela Filipa, se não me engano).
      Vou estendendo a peça toda na tábua de passar a ferro e vou colocando os alfinetes (sem puxar demasiado). Depois ligo o ferro no máximo com o vapor ligado e vou deixando o vapor saír (sem tocar).
      A seguir basta deixar secar bem. Normalmente deixo de um dia para o outro e é suficiente.
      Pelo que sei, quem utiliza o método de lavar a peça, lava a peça completa.
      Obrigada pelas suas visitas que sei que são frequentes.
      Bjs

      Eliminar
    2. Pois eu já vi este vídeo há algum tempo e agora que a Paula me fala, sim, também usa o ferro :)
      Obrigado pela explicação :) Acho que em breve vou querer experimentar o bloqueamento, para uma peça pequenina, mas acredito que faça toda a diferença ;)
      Beijinhos Paula e sim, sempre presente ;)

      Eliminar
  3. Temos experiências parecidas nas "agulhas" :) Também aprendi novinha, mas também larguei na adolescência (pela mesma razão...) e voltei há um tempinho a desenterrar as agulhas e a aventurar-me em coisas mais complicadas e a pontos para além dos básicos.
    Não conhecia essa técnica, mas realmente nota-se a diferença! Vou experimentar nos meus próximos trabalhos e deixar toda a gente de queixo caído quando disser que fui eu que fiz ;)
    Obrigada pela partilha!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A internet, quando bem aproveitada, é de facto um ótimo espaço de partilha e de aprendizagem.
      Obrigada por aqui passar.
      Volte sempre! :)

      Eliminar